Imagem capa - Ensaio online: que novidade é essa? por Sara Regis

Ensaio online: que novidade é essa?

Você já ouviu falar de ensaio online? Eu conheci essa modalidade de ensaio fotográfico agora durante a #quarentena, e os ensaios online estão salvando meu astral nessa quarentena! Poder fotografar mesmo estando isolada tá sendo uma experiência mágica e desafiadora. Estar junto com esses lindos eternizando memórias junto com eles e através deles está sendo revigorante, um alívio nesse momento de tantos desafios e aprendizados.



Ensaio online de acompanhamento de Theodoro, 6 meses, com mamãe Carine e papai Thiago


Quem me acompanha por aqui ou pelo Instagram sabe que eu tô com o estúdio fechado e os ensaios presenciais suspensos durante a quarentena. Porém, muitas fases importantes estão passando durante o isolamento, e deixar as famílias sem esses registros tava me entristecendo muito, mesmo sabendo que estou agindo da forma mais segura para todos.



Ensaio online de acompanhamento de Liz, 3 meses, com mamãe Cláudia Maísa e papai Anderson


Tem várias formas de fazer o ensaio online, inclusive essa modalidade tá se espalhando pelo mundo (ainda bem, já que ainda não podemos fazer ensaios presenciais de forma segura, já que não é seguro fazer ensaios presenciais na quarentena, como contei no post anterior). Por isso, o ensaio online se mostrou para mim como a única alternativa segura durante essa fase de isolamento social, e vou resumir pra vcs a forma que eu tô fazendo.



Ensaio online de João, 9 anos, e seu sobrinho Kenai, 2 anos e 10 meses, com participação das mamães Lilla e Júlia


A preparação para o ensaio começa antes. Faço uma entrevista com a família para saber detalhes importantes da história deles e para construir o conceito do ensaio. Nessa fase é que eu definimos em qual local da casa será o ensaio 9(e para isso eu levo em consideração a questão da luz natural que entra no local, peço fotos e vídeos ou faço videochamada pra avaliar os ambientes), quais roupas eles irão usar (que seja a cara deles, confortável e que estejam em harmonia) e quais atividades irão acontecer durante a sessão com crianças, como banho, mamada, brincadeiras ou o que mais fizer sentido para aquela família. Depois que definimos todos esses detalhes, marcamos o horário e o dia do ensaio.



Ensaio online de acompanhamento de Theodoro, 6 meses, com mamãe Carine e papai Thiago


Para o dia do ensaio, eu peço que a família instale 2 aplicativos no celular que será usado para clicar: no primeiro, eu faço uma chamada de vídeo e no segundo eu vou vendo a tela do aparelho. Na videochamada, eu direciono como os modelos devem ficar de acordo com a posição que a luz entra naquele cômodo, e direciono a pessoa que tá clicando em relação a ângulo, enquadramento, distância dos modelos e todos os detalhes para que tenhamos boas imagens. Além disso, vou dirigindo os modelos, chamando o bebê ou propondo interações e brincadeiras entre os pais e a criança para extrair bons momentos, pois a ideia é que o momento seja divertido pra todo mundo, uma atividade diferente durante a quarentena.


Depois do ensaio, peço que a família me envie todas as fotos, seleciono as melhores, edito e envio de volta.



Ensaio online de acompanhamento de Liz, 3 meses, com mamãe Cláudia Maísa e papai Anderson. A foto com a família completa é um momento muito especial para mim.


Outro dia, uma amiga minha perguntou: mas e como fica a autoria da foto nesse caso? Bom, eu dei a ela o exemplo de uma diretora de cinema, que assina o filme mesmo não sendo ela quem pega na câmera. Além disso, mesmo quando o ensaio é presencial e eu estou com a câmera na mão (e uma ideia na cabeça, hehe), a construção das imagens parte dos fotografados também, e o resultado do ensaio tem total relação com a entrega deles e com a conexão que estabelecemosantes e durante o ensaio. Mas eu concordo que, no caso do ensaio online, o trabalho é ainda menos meu e mais nosso, sendo uma obra feita em conjunto.



Com crianças maiores, sempre proponho uma brincadeira divertida, e dessa vez foi o colchão no chão da sala, eles adoram! Esse foi o exato momento de um ataque de cosquinha. 😆


Obrigada, tecnologia, por me permitir voltar a contar histórias, mesmo que à distância! Eu tenho gostado tanto de fazer ensaio online que tô pensando em manter essa modalidade mesmo após o isolamento. O que acham dessa ideia? Ah, e se quiser saber mais sobre o ensaio online, entre em contato comigo aqui.


Com amor, Sara Regis 📷💜